WESTWAY LAB PRO 2018 – 11 a 14 DE ABRIL – Programação completa

IMG_3337.JPG

O Westway PRO nasceu há 5 anos com a primeira edição do Westway LAB Festival. Na altura, as suas conferências, coorganizadas em parceria com a AMAEI – Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes, afirmaram este evento de forma humilde como a mais pequena conferência profissional de música da Europa – mas sempre com excelentes oradores como Peter Jenner, keynote speaker da primeira edição. Passaram pelo Westway PRO oradores e keynotes como Keith Harris, Charles Caldas, Helen Smith, Tom Silverman e outros nomes incontornáveis do mundo da música; e as conferências foram sendo de maior número e com mais participantes ano após ano, evocando à nossa maneira o crescimento de um pequeno evento chamado Eurosonic-Noorderslag, noutra cidade nortenha que começa com G, noutro país de navegantes. E assim convidamos, este ano, o grande senhor que é Peter Smidt, fundador do Eurosonic, a dar a keynote interview do Westway PRO 2018. Contudo as conferências não ficam por aí, triplicando-se este ano no Palácio Vila Flor em 3 salas temáticas: Westway PRO, WHY Portugal Event e INES Sessions.

Passaram pelo Westway PRO oradores e keynotes como Keith Harris, Charles Caldas, Helen Smith, Tom Silverman e outros nomes incontornáveis do mundo da música; e as conferências foram sendo de maior número e com mais participantes ano após ano, evocando à nossa maneira o crescimento de um pequeno evento chamado Eurosonic-Noorderslag, noutra cidade nortenha que começa com G, noutro país de navegantes. E assim convidamos, este ano, o grande senhor que é Peter Smidt, fundador do Eurosonic, a dar a keynote interview do Westway PRO 2018. Contudo as conferências não ficam por aí, triplicando-se este ano no Palácio Vila Flor em 3 salas temáticas: Westway PRO, WHY Portugal Event e INES Sessions.

QUARTA 11

15h00 | Registo Profissional e Café de Boas Vindas / Professional Registration and Welcome Coffee
16h00 | INES Session 1: Bitcoins & Blockchains (w/Marcus O`Dair, Jordi Puy)
Marcus O`Dair, da Universidade de Middlesex, e Jordi Puy, da nova empresa de gestão de direitos espanhola Unison, discutem um futuro onde a distribuição de direitos poderá vir a ser efetuada de forma transparente e célere, utilizando a tecnologia subjacente ao Bitcoin: Blockchain. Já num futuro próximo? Ou miragem tecnológica?17h00 | INES Session 2: Creative Europe – Music Moves Europe Session: Susana Costa Pereira (Europa Criativa) e Matthieu Philibert (IMPALA)

As linhas gerais das ações preparatórias do novo programa Europeu de apoio à música, o Music Moves Europe, foram anunciadas a 14 de fevereiro, em Bruxelas. Susana Costa Pereira, do balcão Europa Criativa em Portugal, e Matthieu Philibert, da IMPALA – European Music Companies Association, de Bruxelas, apresentam estas ações preparatórias bem como os desenvolvimentos mais recentes sobre o programa de apoio à Cultura no quadro pós-2020, quando o novo programa “Music Moves Europe” se poderá tornar uma realidade.

18h00 | Artist Talks
Conversa informal sobre o processo criativo, com alguns dos artistas em residência Westway LAB.

QUINTA 12
10h00 | Festivals Panel: Introducing Linecheck: Daniele Ricca
O Linecheck Milano é o mais recente showcase festival e conferência profissional de música a surgir em Itália. Daniele Ricca apresenta-nos este evento, ponto de entrada no mundo profissional da música em Itália.

10h00 | INES Session 3: Exporting European Music via US Synchs: with Dan Koplowitz – Friendly Fire Licensing
O mercado das sincronizações audiovisuais, sejam para cinema, séries de televisão, spots publicitários ou outros conteúdos, nunca foi mais dinâmico nem mais concorrido. Nos EUA, existe toda uma classe profissional – os music supervisors, ou supervisores musicais – que se dedicam à tarefa de encontrar a música certa para o programa certo. Como podem os artistas europeus entrar neste mercado, de forma a utilizarem as sincronizações de modo estratégico, como porta de entrada no mercado norte-americano e ferramenta de exportação?

11h00 | The Sync Panel I: Writing Music for Film w/ Pia Hoffmann, Rodrigo Leão, moderado por Markus Linde
Markus Linde, supervisor musical na Thag`s Agent, lidera esta conversa de titãs da música no cinema: Pia Hoffmann é supervisora musical de cinema sediada em Hamburgo (www.musicsupervising.com), e Rodrigo Leão dispensa apresentações num ano em que celebra 25 anos de carreira a solo, 14 álbuns e inúmeras bandas sonoras.

11h00 | WHY Portugal Event apresenta: As ferramentas do Manager: como gerir a PME de um Artista / WHY Portugal Event presents: Manager Tools: How to Manage an Artist’s PME
Jake Beaumont-Nesbitt do IMMF – International Music Managers Forum apresenta esta sessão de capacitação profissional para managers, ou gestores de carreiras artísticas, organizado em parceria com o MMF Portugal e contando com a participação de managers convidados.

12h00 | INES Session 4: Europe in Synch Presentation & Public Brainstorm (Nis Bogvad, Daryl Bamonte, Markus Linde, Ralph Christoph)
Sessão aberta onde estes quatro grandes profissionais do mundo das sincronizações, publishing e feiras apresentam um rascunho de um novo projeto europeu muito interessante: A Europa nas Sincronizações Audiovisuais? Ou a Europa Sincronizada? Uma abordagem informal e um fórum público para livre troca de ideias e identificação das necessidades destes sectores.

12h00 | WHY Portugal Event apresenta: Quem fala pelos artistas? / WHY Portugal Event presents: Who speaks for the artists? 
Muita gente. Managers, sociedades de gestão, festivais, promotores, agentes… todos com o seu próprio lobby, é claro. Mas quem fala verdadeiramente pelos artistas? Suzanne Combo, da LaGam França / International Artist Organization desafia os artistas portugueses a encontrarem a sua própria voz, fundando uma Coligação de Artistas Intérpretes Portugueses.

15h00 | The Sync Panel II: Music in Advertising com Markus Linde, Pedro Pinto, Jesper Gedeberg
Markus Linde, supervisor musical na Thag`s Agent, lidera esta segunda conversa sobre sincronizações, desta vez com foco na publicidade. Com Pedro Pinto, realizador de spots português, http://www.pedropinto.net e Jesper Gadeberg, Music Stylist, http://www.jespergadeberg.com.

15h00 | WHY Portugal Event apresenta: The Manager`s Survival Guide to Working With Brands
Jake Beaumont-Nesbitt do IMMF – International Music Managers Forum apresenta esta sessão de capacitação profissional para managers, organizado em parceria com o MMF Portugal e focado não só no trabalho com marcas, mas também na importância da boa gestão da própria “marca” do artista.

16h00 | WHY Portugal Event apresenta: Reuniões “one-on-one” com Benjamin Demelester, Bureau Export / WHY Portugal Event presents:“one-on-one” meetings with Benjamin Demelester, Bureau Export
Dúvidas sobre o mercado francês? Dúvidas sobre o que faz o Bureau Export? Dúvidas existenciais? O Benjamin responde. (Mediante marcação prévia, sequência de 5 reuniões de 10 minutos cada uma, é favor escrever para info@whyportugal.org).

16h30 | Keychange com Vanessa Reed, PRS Foundation
O Keychange é um projeto europeu pioneiro dedicado ao equilíbrio de género em eventos de música, sejam festivais, conferências, ou de facto toda a indústria. Visa atingir um equilíbrio de 50:50 até 2022, e é com muito entusiasmo que o Westway LAB subscreve o programa desde já, tornando-se o primeiro festival português a aderir ao Keychange. E é com muito orgulho que afirmamos: o Westway LAB, em 2017, já cumpriu a quota com 54% no Westway PRO, 50% no Westway Festival, e 50% nas residências do Westway LAB.

16h30 | INES Session 5: Trends in Digital Rights Management
Virgine Berger da Armonia Online e Turo Pekari dos Teosto Future Labs debatem o futuro da gestão dos direitos digitais. Enquanto a Armonia Online almeja facilitar o processo do licenciamento digital dos direitos autorais em vários países do sul da Europa, a Teosto Future Labs, na Finlândia, é a plataforma de inovação e pesquisa da sociedade de autores da Finlândia.

16h30 | WHY Portugal Event apresenta: Portuguese Featured Artist Brainstorm Meeting
Sessão de trabalho para artistas interessados em constituir a CAIP – Coligação de Artistas Intérpretes Portugueses.
18h00 | Artist Talks
Conversa informal sobre o processo criativo, com alguns dos artistas em residência Westway LAB.

SEXTA 13
10h00 | Festivals Panel: Introducing C/O Pop
Ralph Christoph vem ao Westway LAB apresentar o C/O Pop Festival & Convention, um dos principais eventos profissionais da música na Alemanha, que decorre em agosto na cidade de Koln.

10h00 | INES Session 6: New Digital Influencers & Music Licensing
Paul Sampson, da Hookd.it / Lickd.it apresenta-nos uma plataforma inovadora para facilitar, legalizar e monetizar o licenciamento de música para os vídeos dos YouTubers, que até agora não tinham uma forma simples e esclarecida para incluir músicas nos seus filmes e vídeos.

10h00 | WHY Portugal Event apresenta: The Creative Industries in the Driver Seat of Economy
Mirko Whitfield do Festival SxSW regressa a Guimarães para apresentar uma sessão sobre o ponto de interação entre as indústrias criativas e a economia, intersecção fulcral ao desenvolvimento de qualquer cidade do século XXI.

11h00 | Westway LAB Keynote Interview 2018: Peter Smidt (Eurosonic-Noorderslag)
Após ter fundado o Eurosonic-Noorderslag há 32 anos na cidade de Groningen, no norte da Holanda, Peter Smidt reflete sobre toda uma vida dedicada à música: o seu passado, presente e futuro.

11h30 | Assembleia Geral da Associação Why Portugal – Plataforma de Internacionalização da Música Portuguesa / General Assembly of the Association Why Portugal – Platform for the Internationalization of Portuguese Music
A WHY Portugal convida todos os artistas e profissionais portugueses, bem como os seus amigos e colegas internacionais, a assistir à sua primeira AG de 2018.

12h00 | EMEE Board Meeting (Sessão só para Membros da EMEE)
A rede EMEE – European Music Exporters Exchange, da qual a WHY Portugal faz parte, reúne-se pela primeira vez em Portugal.

12h00 | INES Session 7: The Future of Music Roundtable – Debate sobre o Futuro da Música / Debate on the Future of Music
Profissionais de primeira linha, como Mark Kitcatt (Everlasting Records / IMPALA), Frantz Steinbach (Kioskorama), Cai Trefor (Gigwise) e outros delegados debatem o futuro da música, começando pelos atuais processos criativos, passando pela indústria, tanto nos aspetos dos formatos da música gravada, como da música ao vivo, e finalmente apontando várias ideias e hipóteses sobre como será a música no e do futuro.

15h00 | Austria Country Focus Panel
Rock me Amadeus! Com a Áustria em destaque no Westway LAB deste ano, a Music Austria convida vários profissionais austríacos para nos apresentarem esse maravilhoso país e a sua música atual.

16h00 | Austrian Speed Meetings
Vienna Calling! Encontros de 5 minutos com os delegados austríacos, por ordem de chegada e sistema rotativo.

16h00 | Sessão 8 do INES: por que a pirataria de música digital ainda é um problema sério para a indústria da música / Session 8 of INES: why digital music piracy is still a serious problem for the music industry
O Dr. Francisco Borges lembra que nem tudo são rosas na terra do streaming. Ainda há piratas reais a copiar streams para aproveitamento ilegal…

16h00 | AMAEI Workshop: Digital Marketing, Distribution & Playlisting (Sessão em Português)
Vitor Macedo (Altafonte) and Raquel Lains (Let`s Start a Fire PR) apresentam um workshop AMAEI sobre a distribuição digital, a promoção/comunicação, bem como aquilo que todos querem saber fazer: como colocar músicas nos playlists do Spotify!

17h00 | Why Portugal Stage – Showcases @ CIAJG / Black Box
A Associação WHY Portugal, cumprindo com a sua missão de fomento de internacionalização da música portuguesa, apresenta quatro artistas aos profissionais estrangeiros no Westway: Moonshiners, Isaura, OMIRI e Stereossauro.

20h00 | Receção do País Destaque: A ÁUSTRIA no Paço dos Duques de Bragança
Venha conhecer os austríacos enquanto Portugal lhes dá a conhecer o vinho verde no Palácio mais icónico da cidade berço.

SÁBADO 14
10h00 | Meet the INES Festivals
Venha conhecer os festivais parceiros do Westway LAB na nova rede INES – Innovation Network of European Showcases num networking / pequeno-almoço andante.

10h30 | Assembleia Geral da AMAEI – Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes / AMAEI General Assembly – Association of Independent Artists Musicians and Publishers
Fundada em 2012, a AMAEI é a Associação Fonográfica das Editoras Independentes e Artistas Auto-Editados em Portugal, associada à WIN – World Independent Network e IMPALA – European Music Companies Association. Convida todos os editores fonográficos e artistas a virem conhecer melhor o seu trabalho.

11h30 | GDA – Sociedade de Gestão dos Direitos dos Artistas / Artists Rights Management Society
A GDA – Sociedade de Gestão dos Direitos dos Artistas apresenta a sua sessão anual no Westway LAB, focando este ano a importância dos Fundos Sociais e Culturais na ação das Sociedades de Gestão de Direitos. Como pode uma Sociedade de Gestão de Direitos fazer mais pelo sector que defende além da cobrança e distribuição das remunerações? Qual o papel dos Fundos Sociais e Culturais numa Sociedade de Gestão de Direitos?

As INSCRIÇÕES podem ser efetuadas AQUI

Associados AMAEI têm registo gratuito – solicitar código para anarita@amaei.org